terça-feira, 26 de junho de 2012

Paciência..


Bom dia amigos!!!!
Hoje dia sem sol e bem frio aqui em SC.. daqui a alguns dias pego férias, consegui 15 dias para o mês de Julho, será nas férias de escola de meu menino, estou contando os dias para não levantar da cama tão cedo..
Eu reclamo mais eu gosto muito de trabalhar, ter o que fazer é muito bom.. trabalho desde os 15 anos e não sei se vou conseguir parar.. o máximo são 15 ou 30 dias que consigo ficar sem fazer nada. "Nada" é só modo de falar pois as vezes trabalho mais em casa do que aqui em meu serviço.. não paro um minuto!!
As coisas em casa estão bem, graças a Deus!!! meu marido tem se comportado direitinho, esta ainda com muita dor na perna, fico preocupada.. já pedi a ele que fosse no hospital novamente para fazer uma ultrassonografia na perna mas ele teima em dizer que não precisa, quer só trabalhar e mais nada.. é incrível como alguns homens cuidam tão pouco de sua própria saúde.. ele diz que não pode perder mais dias de trabalho na oficina, não vê que a saúde é prioridade.. infelizmente não posso tirar a perna dele e ir levar no hospital para ver o que tem..
Arrumou o carro dele que estava com o vidro quebrado e esta andando novamente, temos ficado mais em casa ultimamente, saímos para dar umas voltas no fim de semana mas nada muito longe, gastamos bastante dinheiro ultimamente, ele ficou internado esse mês, mas ainda assim conseguimos pagar todas as contas e ainda colocar portões novos na oficina.
Ontem eu fiz uma tainha no forno.. ficou deliciosa, ele demorou um pouco para chegar, chegou era umas 19:30 disse que ajudou um motoqueiro que estava caído no chão depois de um acidente que acontecia bem naquela hora em que ele estava passando. Graças a Deus não foi nada grave, mas ele ficou muito triste com o fato acontecido. De vez em quando ele fica falando ' quanta coisa errada eu já fiz na minha vida' ou ' quanto dinheiro eu já gastei com besteiras.. já podíamos ter a nossa casa dos sonhos..' ou 'eu queria tanto ser uma pessoa normal..' tudo isso eu escuto várias vezes.. eu sempre digo para ele não pensar mais no passado e o que importa é o dia de hoje.. tento levantar um pouco o ânimo dele, mas não é fácil.. queria tanto que ele não pensasse tanto no passado.. as vezes penso que é por isso que ele recai.. por pensar no passado..
Ele é uma pessoa maravilhosa, trabalhador, honesto, bom pai, bom marido.. essa é a pessoa por quem me apaixonei que escolhi para ser meu marido e pai de meu filho, infelizmente conheço o outro lado também, conheço a pessoa em que ele se transforma quando esta drogado.. esse é um monstro.. quero distância dessa outra pessoa. Só quem conhece um adicto para saber o quanto eles se transformam.. infelizmente também esse outro vive comigo.. são duas personalidades, duas pessoas em uma só. Esses dias eu estava pensando,tenho que procurar um psicólogo.. e tenho mesmo!! as vezes não sei se o que faço o meu jeito de agir é certo ou errado, o que tenho certeza é que sou uma boa mãe, o resto eu já não sei.. queria poder me entender.. pode ser que eu contribua para que ele tenha essas recaídas que são bem frequentes, pode ser que não também.. afinal não se tem uma formula certa.. o que é certo e o que é errado?? acho difícil ter uma resposta certa. O que tenho certeza é que não vou de forma alguma abandonar meu marido com esse problema que ele tem, não vou deixá-lo passar fome ou frio nas ruas.. não vou deixar ele passar necessidade, virar mendigo.. internar também no caso dele não resolve.. (já passou por três internações em lugares diferentes..) como eu falei em posts anteriores ele já esta bem melhor do que antigamente, então por que abandonar agora?? para dar uma lição nele?? para ele voltar e se arrepender?? para ele querer se internar ficar alguns meses bom e depois recair novamente?? isso não me basta..
A vida me ensinou uma coisa.. a ter paciência com as pessoas.. a aceitar elas como elas são.. cuidar da minha pessoa em primeiro lugar.. eu sou feliz assim!! afinal a vida é feita de momentos bons.. ninguém é feliz o dia todo e nem o tempo todo..
Tirei o texto abaixo da internet e achei bem apropriado.
Ter paciência não significa engolir sapos
:: Bel Cesar ::
.. Segundo a psicologia do budismo tibetano, ter paciência é a força interior de não se deixar levar pela negatividade. Ter paciência é escolher manter a clareza emocional quando o outro já a perdeu. Neste sentido, ter paciência é decidir manter sua mente limpa, livre da contaminação da raiva e do apego.
No entanto, não basta termos uma intenção clara quanto a nossas escolhas, é preciso desenvolver a força interior para sustentá-las. Neste sentido, não basta compreender racionalmente o que é ter paciência, é preciso cultivá-la interiormente. Temos de admitir que o tempo de que precisamos para amadurecer uma compreensão emocional é muito maior do que aquele de que necessitamos para sua compreensão racional.
Segundo o budismo tibetano, há três tipos de paciência:
1. Não se aborrecer com os prejuízos infligidos pelas outras pessoas, isto é, não nos abalarmos quando somos intencionalmente provocados e feridos.
2. Aceitar voluntariamente o sofrimento para si: se alguém demonstra ter raiva de você, você não deve responder com raiva; ou, se alguém o machuca ou insulta, você não deve revidar, mas sim compreender que a outra pessoa não teve controle sobre suas emoções.
3. Ser capaz de suportar os sofrimentos próprios do desenvolvimento espiritual.
Inicialmente, poderíamos avaliar estes tipos de paciência como um estado de covardia ou de submissão aparentemente masoquista. Se, ao não reagirmos diante de uma provocação, estivermos apenas tentando conter nossa raiva e não buscando transformá-la, acabaremos por implodir e nos tornaremos rancorosos. Enquanto o autocontrole excessivo nega nossas necessidades internas, o autocontrole saudável não reprime os sentimentos: lida diretamente com eles.
Lama Gangchen notou que para nós, ocidentais, a palavra paciência está contaminada por um sentimento de suportar uma dificuldade, ao invés de estar associada à intenção de nos libertarmos dela. Então, ele sugere que troquemos a palavra paciência por espaço. Na próxima vez que você pensar: Preciso de paciência com fulano, diga para si mesmo: Preciso criar espaço entre mim e fulano. Não se trata de se distanciar de alguém, como numa fuga, mas sim de recuperar sua autonomia emocional.
Autocontrole advém do autoconhecimento. Uma vez que soubermos reconhecer nossos limites, seremos capazes de não perder o controle simplesmente por respeitá-los. Saberemos o momento certo de parar quando não temermos mais nos sentir impotentes diante dos fatos, pois, ao reconhecer nossos limites, aprendemos que dar murro em ponta de faca irá nos ferir ainda mais. Isto não quer dizer que iremos nos tornar covardes. Ao contrário, por meio da paciência, conseguimos desenvolver uma auto-imagem capaz de confiar na capacidade de seguir em frente de forma segura e contínua, sem precisar lutar contra o mundo. A possibilidade de cultivar a paciência advém da força de ir além da negatividade, ao invés de interagir com ela.
Para saber se estamos praticando verdadeiramente a paciência, podemos observar o quanto nossas palavras e comportamentos têm ferido os outros. Do mesmo modo, estaremos nos machucando menos se respeitarmos a necessidade natural de ter tempo e espaço para estar com nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas.
Texto completo: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=4587

5 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Alegro-me em saber que as coisas estão mais tranquilas. É uma pena que seu marido ainda esteja se negando em ir ver o que é que tem na perna, pois pode se complicar, né?
    Mas, com Fé no PODER SUPERIOR, vai melhorar.
    Amei sua postagem. Aliás, como sempre, amo suas postagens. Mesmo quando falas que as coisas não estão indo bem, ainda assim, a fazes com um jeito tão interessante de ser compartilhado com quem vivencia experiências idênticas.
    Essa mensagem sobre ter paciência é show.
    Amei mesmo!
    Valeu por compartilhá-la.
    Tenhas bons momentos.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  2. Se não tiver como ir em um psicólogo (que é o meu caso)..pq não sobra dimdim...rs..leia livros, e frequente grupo de ajuda...isso ira lhe ajudar um tantão...
    O PS é tudo, mais não é só ele sozinho....

    Sorte amiga e força...

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido!!! obrigada por suas palavras tão gentis..
    Sabe amigo, gostaria de poder ajudar as pessoas de alguma forma, são tantos que sofrem por não saberem o que fazer nessas situações..eu mesma as vezes não sei lidar com meus sentimentos.. Infelizmente ainda não temos uma fórmula para não 'sofrer'..o que podemos fazer é compartilhar experiências.. boas ou ruins..
    Tenha bons momentos querido!!!
    Abraços e sempre juntos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bia, que bom que as coisas estão se acalmando por ai...
    Eu concordo com você em ficar ao lado do seu marido mas deixo claro que concordo porque percebo que você sabe o que é estar ao lado de um DQ sem permitir que a Codependência faça parte do seu dia, você soube contornar a situação e ver o lado bom de tudo, dele, você faz valer a pena não é mesmo?
    Acredito que esse é o segredo, é saber que amar um DQ significa que temos que nos amar primeiro, ai sim poderemos ficar ao lado deles e ajuda-los..

    To na torcida, você é forte e merece que a cada dia mais ele se recupere e perceba o quanto é bom estar limpo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi minha querida!!! gosto muito de receber seus comentários.. não consegui comprar seu livro este mês, fiquei sem dinheiro..rsrs.. mas no mês que vem esta garantido.. e nas minhas férias vou ler.. muito legal!!! obrigada por suas palavras.. não sabe o quanto é importante para eu saber que estou no caminho certo.. mesmo que as vezes eu tenha minhas recaídas também..rsrs
    Forte abraço, sempre juntas!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir