terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comportamentos Facilitadores do Familiar de um Dependente Químico


Pergunte-se, honestamente, se você não está ajudando seu filho/a, seu cônjuge ou uma pessoa querida a continuar na droga por ter comportamentos facilitadores.
1. NEGAR - "Ele/ela não é DQ'. Ou então: "é coisa da juventude; mais tarde isto passa. Isto o leva a esperar que o DQ seja racional, controle sua bebida ou uso de drogas. Recuse-se a aceitar a culpa pelo comportamento dele, pois vc. não foi o responsável nem o indutor deste comportamento.
2. JUSTIFICAR - Buscar a racionalização (Exs: "0 trabalho exerce muita pressão sobre ele" ou então "desde que o pai morreu, tudo ficou tão difícil".
3. GUARDAR - Esconder seus sentimentos dentro de você.
4. EVITAR PROBLEMAS - Procura manter a paz, acreditando que a falta de conflito faz um bom casamento ou relacionamento c/os filhos. Proteger excessivamente, não permitindo que tenham que se defrontar com a consequência de s/ comportamento
5. MINIMIZAR - Reduzir o impacto das ações e comportamentos do DQ: "Não é tão mau assim." "As coisas vão melhorar quando...“
6. PROTEGER - Evitar que se exponha a imagem do DQ, proteger o DQ da dor e proteger a si mesma da dor. Esconder o fato de todos, mesmo que já saibam.
7. TRANQUILIZAR - Reduzir os próprios sentimentos, p/ evitar problemas. Passa a usar como escape tranquilizantes, comida e trabalho.
8. CULPA - Sentir-se culpado ou induzir o DQ à culpa criticando, fazendo sermões.
9. ASSUMIR RESPONSABILIDADES - Fazer tarefas que cabem ao DQ
10. SENTIR-SE SUPERIOR - tratar o DQ como criança, como inconseqüente.
11. CONTROLAR - Fazer esforços p/ que o dependente não tenha contato c/ a droga e c/ más companhias, sem usar métodos educacionais, mas sim iludindo-se (ou iludindo a ele) : “que tal não irmos à festa da Companhia esse ano?" ou então: "vamos fazer uma viagem de férias para a fazenda?”
12. AGUENTAR - Acreditar que deve aguentar porque um dia "Isso também vai passar.“
13. ESPERAR - Adiar a busca de solução "Deus vai cuidar disso."

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem, são questões primordiais para identificar se estamos ou não sendo facilitadores...Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pode crer...bela postagem!
    Abração e bons momentos.
    Valeu pela msg no meu blog....TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  3. parabéns...amiga...é isso ai tamo juntooooo...

    feliz viu por ti!!!

    ResponderExcluir